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sexta-feira, 6 de abril de 2012


Ora o que será que nos falta para nos situarmos entre os melhores sistemas educacionais da atualidade?


Comecemos pelo próprio conceito de sistema educativo segundo Bartolomeu Santos Varela:





“Entendendo um sistema como um conjunto de elementos organizados para a prossecução do mesmo fim, o sistema educativo pode ser definido como um conjunto integrado de estruturas, meios e acções diversificadas que, por iniciativa e sob a responsabilidade de diferentes instituições e entidades públicas, particulares e cooperativas, concorrem para a realização do direito à educação num dado contexto histórico.

Dito de outro modo, o sistema educativo vem a ser um conjunto de estruturas e instituições educativas que, embora possuam características ou peculiaridades específicas, relacionam-se entre si e com o meio ambiente envolvente de forma integrada e dinâmica, combinando os meios e recursos disponíveis para a realização do objectivo comum que é garantir a realização de um serviço educativo que corresponda, em cada momento histórico, às exigências e demandas de uma sociedade.”




Então vejamos: temos o suporte legal com a Lei de Bases do Sistema Educativo n.º 46/86, de 10 de Outubro http://intranet.uminho.pt/Arquivo/Legislacao/AutonomiaUniversidades/L46-86.pdf que sucintamente pretende:


  -assegurar o direito à educação e à cultura para todas as crianças;

- escolaridade obrigatória alargada para nove anos;

- a formação de todos os jovens para a vida ativa;

- o direito a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades;

- a formação de jovens e adultos (ensino recorrente);

- a liberdade de aprender e ensinar;


- a melhoria educativa de toda a população.



A mesma consubstancia os valores que Delors (2000), no relatório que vos deixei anteriormente http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001-000047000/000046258.pdf, reiterava, propondo uma educação direcionada para os quatro pilares fundamentais da educação:


- aprender a conhecer

- aprender a fazer

- aprender a viver com os outros

- aprender a ser




Estamos na sociedade da informação em que a mesma informação, além de estar muito mais acessível é debatida e argumentada por tantas vozes, enriquecendo-a, indiscutivelmente. O que parece faltar é a tal sociedade do conhecimento, o tal aumento do rol de indivíduos que sabem gerir, processar, entender e argumentar sobre a tal informação acessível a todos. É esta a diferença. Muitas vezes confundida, a sociedade da informação está ao alcance de quase todos, mas o conhecimento depende do que é feito com essa informação. E isso cabe à sociedade, à família e cabalmente, à escola, ao sistema educativo.


A sociedade de informação pode produzir uma sociedade de

conhecimento... A apropriação da informação é fundamental,

mas não podemos esquecer de um elemento extremamente

importante neste processo de apropriação... O sistema

educativo... A leitura da informação (escrita, visual,..), a

análise dessa informação deve ser submetida a processos de

literacia constantes, senão...

                                                                  Professor António Moreira

 

Assim, na premissa de desenvolver os quatro pilares da educação, sugerir-se-iam a (re)definição de estratégias, objetivos e até de modelos de ensino aprendizagem, na intenção de nos situar mais à frente no ranking dos melhores sistemas educativos e sobretudo conseguirmos situar a nossa população na tal sociedade do conhecimento, culta, informada, formada e transversalmente ativa. Hargreaves (2003:41) dá-nos algumas sugestões:


· Promover uma aprendizagem cognitiva aprofundada

           · Aprender a ensinar de forma diferente da que foram ensinados


           · Empenhar-se numa aprendizagem profissional contínua


           · Trabalhar e aprender em equipas colegiais


           · Tratar os pais como parceiros na aprendizagem


           · Desenvolver a inteligência coletiva e basear-se nela


           · Construir a capacidade de mudança e de risco


           · Estimular a confiança nos processos.



(adaptado de Hargreaves (2003:45)





Referências bibliográficas:

Jacques Delors (2000) Educação um tesouro a descobrir- relatório para a Unesco da

Comissão Internacional sobre Educação para o séc. XXI.

                http://professorvarela.blogspot.pt/2007/03/sistema-educativo-conceito.html

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